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quinta-feira, 21 de novembro de 2013

A importância do cálculo mental para construção de conceito de números.




É importante trabalhar com situações que desenvolvam o cálculo mental para a aprendizagem de conceitos matemáticos. Quando se é estimulado a encontrar rapidamente uma solução para uma situação problema o aluno é levado a buscar técnicas eficazes e adequadas, e a explorar outros caminhos, assim como a agilidade no trabalho cognitivo e se comparados com estratégias diferentes da qual foi utilizada cria-se um conflito onde o leva a refletir sobre novas situações que permitem a construção de novos esquemas, que o ajudarão a enfrentar novos desafios e a automatizar o cálculo.
A automatização do cálculo é o resultado de diversos estudos, onde o aluno é desafiado a testar hipóteses, estimar valores, comparar diferentes procedimentos e descobrir estratégias de cálculo.

A importância do cálculo mental para a construção do conceito de número
                          Alguns autores afirmam que, graças ao cálculo mental, os alunos se familiarizam com os números e podem explorar rapidamente diferentes caminhos de resolução dos problemas, encorajando-os a não recorrer imediatamente a certos algoritmos confiáveis, mas que necessitam de maior tempo para resolução.
                        A prática do cálculo mental, apesar de não ser muito estimulada pelas escolas brasileiras, pode desenvolver habilidades como a atenção, a memória e a concentração. Além disso, o trabalho sistemático envolvendo o cálculo mental possibilita a memorização de um repertório básico de cálculo.
                         O cálculo mental também contribui para um maior domínio do cálculo escrito na medida em que o agiliza, além de permitir ao aluno perceber algumas propriedades e regularidades das operações.
                         O fato é que, ao realizar o cálculo mental, o aluno se vê na posição de assimilar o conceito de número, pois sem a construção do conceito no seu cognitivo, é impossível que ele possa atingir o nível necessário de abstração para a realização deste cálculo, nessa perspectiva o cálculo mental traz consigo a função importantíssima de reforço na construção e no domínio do conceito de número, pelo educando.


Texto expondo as técnicas adotadas por Carl B. Boyer e Constance Kamii.



Boyer, no livro A História da Matemática descreve o surgimento dos números e suas aplicações na geometria, e as necessidades de práticas de fazer novas medidas, onde se destaca a técnica que os egípcios usaram para a criação do calendário. Os egípcios já se interessavam pela astronomia e observaram que a estrela sérius que se levantava ao leste logo antes do sol, e através de observações notaram que as inundações do rio Nilo eram separadas por 365 dias.
A partir dessas observações surgiu o calendário solar, onde foram estabelecidos 12 meses de 30 dias, estações do ano, 12 horas e ainda mais cinco dias de festas como, por exemplo, a páscoa.
A proposta dessa obra é de grande valia para o cotidiano, pois mostra a importância da matemática para o nosso dia a dia como a utilização do calendário e sua origem, ensinando o mês, dia e ano e a importância de datas históricas.

Kamii, em sua obra A Criança e o Número, entra em conflito com a pesquisa de Jean Piaget onde a criança desenvolve os aspectos lógicos dos números com atividade pré - numéricas. Constance afirma que o aprendizado da criança irá desenvolver o conhecimento numérico. Em uma visão construtivista a autonomia é a finalidade da educação, e noções numéricas é desenvolvida com a interação do meio, a criança não deve ser ensinada através de métodos tradicionais, como a memorização ou repetindo e exercitando, mas sim através de soluções de situações problema vividas em sua realidade.
Em sua proposta Kamii elaborou alguns princípios de ensino, com o objetivo de orientar o trabalho com a matemática e ser base para uma prática pedagógica com as crianças, dos títulos elaborados pela autora destaca-se para os educadores o de encorajar a criança a estar alerta para objetos, eventos e ações, pois para uma criança ativa a interação com os números faz parte de sua realidade e assim seus conceitos são formados.



A IMPORTÂNCIA DO USO DA MATEMÁTICA NO COTIDIANO DA CRIANÇA

A sociedade, sempre tão complexa, exige cidadãos capazes de organizar o pensamento, de interpretar dados e informações. Mais do que “ensinar”, cabe ao educador à preocupação de refletir “para que ensinar”.
A matemática está presente no cotidiano da criança, nas atividades que realiza, nas brincadeiras e nos jogos. Pais e professores podem aproveitar esses momentos para desenvolver o raciocínio lógico, a criatividade e a capacidade para resolver problemas.
A criança vivencia matemática movimentando-se e manipulando objetos quando classifica, ordena, quantifica, mede, pesa e compara.
Os pais sabem como é importante e essencial nos dias atuais o conhecimento de matemática, uma vez que ela está mais presente e forte que nunca no nosso dia a dia, em praticamente todas as situações. Mais presente e necessária que nunca.

E é exatamente por estar tão presente que podemos virar o feitiço a favor das crianças e usar os eventos da vida diária para ensinar-lhes matemática.

Atividades utilizando cálculos de hora de idade

Atividade envolvendo horas
Cecília saiu de casa às 7,30 h, 15 minutos depois ela chegou à academia. Fez suas atividades físicas por 1,30 h, e retornou para casa em 20 min. A que horas Cecília chegou em casa?


Atividade envolvendo data
Minha mãe nasceu em 1967. Eu nasci 24 anos depois. Quantos anos eu tenho agora?


Estas atividades foram realizadas pela aluna do 4ºano do ensino fundamental da EMEF. Dr. Dias dos Reis, Noemi, que de início teve alguma dificuldade ao interpretar o problema mas assim que ela consegui entender, realizou de maneira efetiva as atividades propostas.

Logo abaixo veremos os cálculos reais realizados pela aluna:







O uso da matemática no dia-a-dia


Normalmente a matemática esta inserida no nosso cotidiano em diversas situações aqui sitaremos 20 situações que envolve matemática no nosso dia-a-dia:

1° Data(dia/mês/ano);
2° Relógio (horas, minutos e segundos);
3° Dinheiro;
4° Compras;
5° Ao tomar um medicamento;
6° Lição de casa
7° Ao pegar um transporte público, se deve saber que horas passa e calcular seu horário;
8° Na lan house;
9° Na sorveteria;
10° Na padaria;
11° Se temos que dividir algo com nossos irmãos ou amigos em partes iguais;
12° Quando temos que fazer uma receita;
13° Para calcular a distância de casa até a escola;
14° Ao calcular nossa nota final na escola;
15° Para saber em que lugar o seu time se encontra no campeonato (deve-se somar os pontos obtidos e comparar com os outros times);
16° Para escolher um canal de tv;
17° Quando vendemos alguma coisa;
18° Em uma dieta precisamos calcular valores calóricos;
19° Quando calculamos a idade de alguém;
20° Em alguns jogos de matemática.