Powered By Blogger

quinta-feira, 21 de novembro de 2013

A importância do cálculo mental para construção de conceito de números.




É importante trabalhar com situações que desenvolvam o cálculo mental para a aprendizagem de conceitos matemáticos. Quando se é estimulado a encontrar rapidamente uma solução para uma situação problema o aluno é levado a buscar técnicas eficazes e adequadas, e a explorar outros caminhos, assim como a agilidade no trabalho cognitivo e se comparados com estratégias diferentes da qual foi utilizada cria-se um conflito onde o leva a refletir sobre novas situações que permitem a construção de novos esquemas, que o ajudarão a enfrentar novos desafios e a automatizar o cálculo.
A automatização do cálculo é o resultado de diversos estudos, onde o aluno é desafiado a testar hipóteses, estimar valores, comparar diferentes procedimentos e descobrir estratégias de cálculo.

A importância do cálculo mental para a construção do conceito de número
                          Alguns autores afirmam que, graças ao cálculo mental, os alunos se familiarizam com os números e podem explorar rapidamente diferentes caminhos de resolução dos problemas, encorajando-os a não recorrer imediatamente a certos algoritmos confiáveis, mas que necessitam de maior tempo para resolução.
                        A prática do cálculo mental, apesar de não ser muito estimulada pelas escolas brasileiras, pode desenvolver habilidades como a atenção, a memória e a concentração. Além disso, o trabalho sistemático envolvendo o cálculo mental possibilita a memorização de um repertório básico de cálculo.
                         O cálculo mental também contribui para um maior domínio do cálculo escrito na medida em que o agiliza, além de permitir ao aluno perceber algumas propriedades e regularidades das operações.
                         O fato é que, ao realizar o cálculo mental, o aluno se vê na posição de assimilar o conceito de número, pois sem a construção do conceito no seu cognitivo, é impossível que ele possa atingir o nível necessário de abstração para a realização deste cálculo, nessa perspectiva o cálculo mental traz consigo a função importantíssima de reforço na construção e no domínio do conceito de número, pelo educando.


Nenhum comentário:

Postar um comentário